Uma meta-análise publicada no Lancet apontou que o uso de terapia hormonal aumentou o risco de câncer de mama em 26 em relação àquelas mulheres que nunca usaram: risco relativo (RR) 1,26, sendo um intervalo de confiança (IC) 95 1,24-1,28. O câncer de mama, seguindo uma tendência mundial, é o mais incidente em mulheres, excetuando-se os casos de pele não melanoma, representando 25 do total de casos de câncer no mundo, em 2012.
Submissão: 12-08-2010 aprovação: 08-01-2012 ReSUmO Objetivou-se identificar fatores de risco, segundo o INCA, para câncer de mama, analisar conhecimento e realização do AEM, ECM. A pesquisa incluiu apenas mulheres na pré-menopausa com câncer de mama metastático e avaliou o benefício da adição do medicamento ribociclibe ao tratamento padrão de hormonioterapia.
Artigo Original Câncer de Mama em Mulheres ovens Artigo submetido em 7/9/17 aceito para publicação em 11/12/17 Revista Brasileira de Cancerologia 2017 63(2): 103-109 Aspectos Clínicos e Patológicos do Câncer de Mama em Mulheres Jovens Atendidas na FCecon entre 2003 e 2013 Pathological and Clinical Features of Breast Cancer in Young Women
Com relação às modalidades terapêuticas disponíveis para o tratamento do câncer de mama encontram-se: cirurgias diversas, radioterapia, hormonioterapia, e quimioterapia (Makluf, Dias e Barra. En todo el mundo 458mil mujeres fallecen cada año por este motivo, lo que significa que cada minuto una mujer en el mundo pierde la vida debido a esta enfermedad. (Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama) e Chefe do Serviço de Mastologia do Hospital Moinhos de Vento em Porto Alegre.
Pamella araújo da SilvaI, Sueli da Silva RiulI I Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Curso de Graduação em Enfermagem
Gulnar e a psicóloga e epidemiologista Jeane Glaucia Tomazelli, pesquisadora do Inca, examinaram o atendimento médico às mulheres com câncer de mama. No Brasil, as estimativas de incidência de câncer de mama para o ano de 2019 são de casos novos, o que representa 29,5 dos cânceres em mulheres, excetuando-se o câncer de pele não melanoma.