Como Planejar sua Apresentação PowerPoint
DICA DE OURO: O tempo médio para apresentar um slide deve variar de 2 a 3 minutos. Menos que isso pode indicar que você está “correndo” nas apresentações, no entanto delongar na apresentação de slide pode causar fadiga nos ouvintes.Como Planejar sua Apresentação PowerPoint
Principalmente em momentos em que a apresentação fica naturalmente mais pesada e densa, como apresentação de métodos ou, até mesmo, resultados complexos. Quando há uma mudança no ritmo da apresentação de forma prática, com animação ou mudança de cores, automaticamente o ouvinte fica mais atento. Essas ferramentas são essenciais para apresentações com mais de 15 minutos e devem ser utilizadas em períodos de 15-20 min e/ou nos tópicos mais pesados. Parabéns pelo post. Muitas pessoas se perdem na hora de montar uma apresentação. Pessoalmente eu discordo em muitos pontos. Por exemplo, o uso da fonte Times New Roman. Já existe inclusive estudo científico mostrando que a letra Times New Roman não deveria ser utilizada para leitura, pois os detalhes da letra cansam a leitura, já fontes mais símples, como a Arial, que não possui detalhe, facilitam a leitura e não deixam cansar. Sobre a Comic Sans, é a paródia da Computação, sendo completamente não recomendada pra nada. Oi Mariana, também ouvi muito isso na minha época de graduação, que os tópico ajudavam a lembrar.
Mas pense assim: para escrever tópicos, as frases devem ser
curtas, mas nas apresentações acadêmicas você coloca uma frase
grande. Então colocar tópicos remete a tarefas, como por exemplo:
uma lista de supermercado, lista de metas, lista tarefas diárias,
a estética são os tópicos. A etapa que precede a criação de
umaapresentação power pointé de vital importância para o
sucesso do projeto como um todo. E outra, se você ver que seu
colega não disse tudo na apresentação dele, não tenha medo de
abrir um parenteses e adicionar informação.
Pense que se ele não quer se empenhar, você quer dar o seu
melhor.
Pra deixar a apresentação mais objetiva, no momento da montagem
da apresentação seja sincera com seus colegas, fale que tem coisa
demais e/ou de menos. Fale pro seu colega o que ele pode
melhorar, acredito que se ele for maduro o suficiente ele vai
entender isso como uma crítica construtiva. A
Apresentação de slides do PowerPoint pode ser
uma ferramenta valiosa para ensinar, compartilhar e aprender.
E é claro que você não quer ser aquele tipo de palestrante que fica mudando de um slide de PowerPoint para um vídeo a toda hora. Por isso, a Shutterstock preparou um tutorial que irá te ensinar como inserir um vídeo a um slide de PowerPoint. Assumindo, é claro, que você já tenha certa familiaridade com o PowerPoint e arquivos de vídeo, mas nunca tenha trabalhado com ambos ao mesmo tempo. Das cores, sempre reforço que existem cores que precisam ter cuidado no uso. Por exemplo, fundos azul escuro – os estudos com cores informam para evitar, pois relaxam e dão vontade de dormir, bom para usar em crianças ativas ou após atividades físicas moderadas; Ou, para quem usa com maestria, após uma cor mais alegre, para falar de um assunto de extrema importância, mas muito negativo (como o índice de morte de uma cidade). Bem como a mudança para uma cor mais alegre imediatamente após, para retornar a um ambiente mais leve. O uso de cores vibrantes continuamente, também exerce um efeito psicológico forte, uma vontade de sair a apresentação e esticar os pés, ou de “hiperatividade”, falta total de vontade de permanecer prestando a atenção.
Por exemplo na área das engenharias (minha área) utilizo muito para demostrar como é o funcionamento de máquinas ou processos, o que facilita o entendimento e achar que até as transições tiram a seriedade de um trabalho acadêmico é imaginar que as pessoas que estão assitindo tem todas uma mente dos anos 70. Vale para todos? Evidentemente que não, mas justamente a questão não é generalizar e sim pensar “para quem estou preparando a apresentação?”. Fica a dica. Abraços Obrigada Paulo pelo seu comentário, tudo que você falou foi muito relevante. Como eu disse to texto, eu quero compartilhar o que eu usei como base na minha apresentação, e este processo pode ajudar outras pessoas que sabem menos do que eu.
5 Táticas para prender atenção com seus vídeos nas redes sociais
Ajuda o professor a dar uma lição, ilustrar um evento histórico, exibir informações estatísticas e dinâmicas. Os possíveis usos do PowerPoint são incontáveis. Este artigo se concentra em como fazer uma apresentação de slides em loop no PowerPoint com fotos e música. Além disso, você pode aprender a configurar o tempo e outras opções para a reprodução da apresentação de slides. Amei suas dicas. Tô no 7º período de pedagogia e sempre fico muito nervosa nas apresentações com slides porque sempre é em grupo. Como faço pra deixamos a presentação mais objetiva? porque geralmente uns se esforça mais do que outros e com isso atrabalha a presentação do outro. Cuidado com a ortografia: a apresentação power point pode estar impecável, com toda a informação corretamente organizada, coesa e leve. Mas um único escorregão com a língua portuguesa pode por tudo a perder. Revise, revise e revise de novo. Olá, acabei de ingressar Ms. Suas dicas serão úteis.
- Prezi, alternativa ao PowerPoint, lança versão gratuita em português
- Como converter apresentações do PowerPoint 2013 em vídeo
- Como importar slides e apresentações do PowerPoint para o Prezi
-
Indicadores e tendências EdTech 2022
0 Comments
7 de Setembro, 2021
-
Como aplicar jogos na educação corporativa?
0 Comments
10 de Agosto, 2021
-
Webinar: Vencendo desafios com gamificação
0 Comments
26 de Julho, 2021
Ola Nielci, obrigada pela mensagem e parabéns pelo curso.
Você disse uma coisa que é verdade, em apresentações em grupo algumas pessoas se esforçam mais do que outras. Pela sua preocupação, com certeza você se esforça mais do que os outros.
Quando você vai fazer uma apresentação, as pessoas querem usar as duas partes dos seus cérebros. Então, elas usam o lado direito para julgar a forma com que você está falando e se vestindo, além da sua linguagem corporal. Frequentemente, as pessoas chegam a uma conclusão a respeito da sua palestra a partir do tempo que você gasta no segundo slide. Depois disso, pode ser tarde demais para que as suas listas com marcadores façam alguma coisa para salvar a sua apresentação. Quanto menos, melhor: essa é uma dica que tem duas aplicações distintas já que vale tanto para o número de slides do Power Point, quanto para a quantidade de informação por slide. Uma apresentação enxuta oferece a oportunidade de maior interação entre o palestrante e a audiência. E prefira usar imagens a textos: lembre-se que uma imagem vale mais que mil palavras. Outro aspecto que acredito ser importante colocar, é saber usar com maestria todos os recursos necessários. Por exemplo, animações ou paleta de cores diferenciada do padrão (da própria apresentação). Essas duas ferramentas são ótimas para dar uma mudada no ânimo da apresentação e alterar a atenção dos ouvintes.
Durante sua apresentação, o vídeo será iniciado automaticamente (caso você tenha escolhido esta opção) ou somente quando você clicar nele. Ainda, quando o arquivo terminar, clique na barra de espaço para ir para o próximo slide. Não é fácil? 1. Não use mais do que seis palavras por slide. NUNCA. Nenhuma apresentação de PowerPoint é complexa demais para poder quebrar esta regra. ОPowerPoint, assim como o Word e o Excel só para ficar nos aplicativos mais usados aceita os mesmos comandos básicos de edição. Inserir, copiar, mover e apagar qualquer elemento de uma apresentação são ações feitas de forma similar ao que se faz um arquivo de textos. Mas umaapresentação bem feitaem Power Point começa bem antes de se colocar as mãos na massa, no caso, no programa propriamente dito.
Desta forma, muitas pessoas começam a usar as transições com a intenção de trazer vida ao PowerPoint. Contudo, esta não é a melhor forma de se fazer isso. O PowerPoint oferece diversas formas de transição, que são normalmente formas de distração e levemente infantis. Um simples efeito esmaecer para ir a outro slide é mais do que suficiente. Novamente o mais é menos é o ditadode ordem. Evite excessos: Usar recursos multimídia, como vídeos, animações e músicas, podem tornar a apresentação mais dinâmica. Porém, tenha em mente que o importante é a mensagem que se deve passar e não o show que você fará. Se tal recurso servir para reforçar a mensagem, vá em frente; caso contrário, dispense. Professora adorei a forma como a senhora explica e organiza seu trabalho nos lides . Eu tenho que fazer os slide de apresentação da minha monografia. A senhora poderia me enviar esse modelo para eu ter como base?. Desde já agradeço. Quando você vai apresentar algo em público, vídeos de pequena duração podem ajudar na hora de fisgar a atenção da sua audiência.
Já o uso de cores esmaecidas, também podem causar o desconforto para focar as letras e cansaço visual… Outra dica pessoal é a quebra da seriedade. Apesar de muitos me criticarem este aspecto, é muito bom para o apresentador se sentir mais confortável, bem como a banca e os ouvintes e facilita voltar a atenção e “sacudir” a platéia para não dormir. Um ambiente muito sério é pesado, denso e cansativo, Quando o palestrante quebra com uma brevíssima piada ou informação claramente ambígua e que ele muda o tom da apresentação para o de brincadeira, mas relacionado ao tema, e retorna a apresentação, dedicando apenas 5-10 segundos para isso, a apresentação ganha outra tônica e se aliviam os estresses implícitos de todos. Depois disso, você conseguirá reproduzir seu vídeo direto no PowerPoint e ainda acessar todos os controles padrão de vídeo, como parar, adiantar e ajustar o volume.
Ontem mesmo, acredito que no uol, apareceu uma notícia na qual se indica que os sonidos e as imagens utilizam os mesmos circuitos cerebrais. Então minha dica é, não coloque frases cumpridas, já que como todo mundo está acostumado, quando colocam um texto na nossa frente, a gente lê. Isto vai provocar justamente um conflito dos recursos de atenção, o apresentador falando (áudio) de um tema e os assistentes lendo (imagens) sobre o mesmo tema, logo eles terminarão sem prestar muita atenção nem a uma coisa nem a outra. Claro, você está falando da apresentação de uma dissertação, onde toda a banca já tem conhecimentos profundos do assunto, mas não é o que acontece na apresentação de trabalhos acadêmicos para uma plateia de leigos. Muito cuidado, você está esquecendo do que deveria ser o 1º item e talvez o mais relevante, que é de sempre preparar ama apresentação pensando na plateia, caso contrário vai funcionar para algumas pessoas mas para outras não. Falando sobre animações, novamente se está caindo numa simplificação.
Como qualquer projeto, para que o resultado final seja satisfatório, é necessárioplanejartendo em vista o que se quercomunicar, para quem se vai falar e acredite até o tamanho e condições de iluminação do local onde aapresentaçãoserá feita. Afinal, de nada vai adiantar você todo o esmero no preparo do seu PPT se ele não puder ser visto por toda a audiência, certo? 4. Efeitos sonoros podem ser usados em alguns momentos das apresentações, mas nunca use os que já estão presentes no programa. Em vezdisso, grave sons e músicas de CDs e aumente as chances de que as pessoas tenham memória emocional sobre a palestra. Se as pessoas começarem a se mexer para acompanhar o ritmo da música, você os impediu de cair no sono e deixou claro para eles que a sua não é apenas mais uma reunião ou apresentação de PowerPoint qualquer.
E essa troca que você esta fazendo, faz com que eu aprenda mais
ainda, e eu sou grata por isso! Obviamente, você é uma pessoa bem
resolvida e tem muito senso crítico e eu admiro muito isso!
Concordo sobre as cores que você citou e sobre o ambiente “sério”
da defesa, mas na minha área eu percebo que os pesquisadores
prezam muito por manter esse ambiente. Mas, eu conheço uma amiga
da área de Artes por exemplo, que na defesa de mestrado dela ela
dançou! Você imagina isso? Que coisa mais diferente, inovadora,
super legal!
Eu infelizmente sou muito limitada ainda, mas estou tentando
melhorar a cada dia!!!
Agradeço novamente seu comentário, sempre serão bem vindos!!! Um
grande abraço e muito sucesso na sua vida!!! Nossos cérebros têm
dois lados. O lado direito é ligado às emoções, músicas e
mudanças de humor. O lado esquerdo, por sua vez, é ligado à
destreza, fatos e a informações de funcionamento do corpo.
Antes de ver seu texto eu tive a idéia de fazer uma página ou um
blogue na Web para socializar as vivências da pós graduação,
agora percebi que vc já teve essa iniciativa, gostei muito. É uma
forma de contribuir para outras pessoas se motivarem a ingressar
na vida acadêmica, ou quando estiverem lá, superarem as
dificuldades de modo a se desenvolverem plenamente. Vou
acompanhar vc no face. Se todas as pessoas que estão na sala
concordassem com você, não seria necessário fazer uma
apresentação, certo? Você poderia economizar muito tempo
imprimindo um relatório de uma página e entregando para cada uma
das pessoas. Mas não, a razão pela qual você faz uma apresentação
é a negociação, é para defender o seu ponto de vista, para vender
uma ou mais ideias. Fique atenta as cores, o ideal é não haver
muitas variações de cores na apresentação, isso pode atrapalhar o
ouvinte. Procure escolher uma paleta de cores referente ao design
utilizado na apresentação. Muitas são as finalidades de se criar
uma apresentação. O PowerPoint pode ser usado parar criar, por
exemplo, um fluxograma ou organograma.
Após criar uma apresentação, é comum concluir que está estática.
Além disso, não coloque todos os dados nosslides power point; manter algumas informações-chave em mãos, que serão faladas durante a apresentação, ajudam o palestrante no caso, você a manter a atenção da audiência e evita que você se torne um leitor de PPT. Geralmente o texto é corroborado por uma imagem de baixa qualidade. É frequente vermos que quando se fala de carro, a primeira imagem de carro aleatóriaé a utilizada. Isso resulta em uma inconsistência, pois algumas imagens tendem a ser ilustrações ou desenhos, fazendo com que sua apresentação pareça pouco profissional ou infantil. Tenha certeza de que está selecionando imagens em alta resolução que promovam a mensagem que quer passar. Pensando nisso, listei 8 dicas de como elaborar o slide perfeito para apresentações acadêmicas, pois foram essas dicas que eu segui no momento de construção dos slides e espero muito que isso ajude vocês em trabalhos futuros. Sempre que salvar uma apresentação em PowerPoint, salve ela na versão 97-2003, que terá a extensão . ppt, pois outros usuários poderão abrir a planilha sem ter problemas com versão do seu programa, já que algumas versões mais recentes do PowerPoint salvam o documento como .
Digitally Native Vertical Brands: as scale-ups que estão humanizando o varejo
DICA DE OURO: Estudos apontaram que a fonte HELVICA é a fonte ideal para apresentações, sendo a fonte COMIC SANS a pior entre elas.Source: https://endeavor.org.br
- Lista traz dez dicas muito úteis para usuários de PowerPoint; veja | Dicas e Tutoriais | TechTudo
- Lista traz dez dicas muito úteis para usuários de PowerPoint; veja | Dicas e Tutoriais | TechTudo
- 10 Dicas do PPT para tornar seus slides mais eficazes Fábrica de Cursos
- Um guia concreto para fazer uma apresentação de slides em loop no PowerPoint 2019/2016/2013