O projeto pedagógico da escola, como ponto de referência para definir a prática escolar, deve orientar a operacionalização do currículo, como um recurso para promover o desenvolvimento e a aprendizagem dos alunos, considerando-se os seguintes aspectos:. A origem do termo vem do latim methodus e se difundiu no meio da educação como o campo que estuda a forma com que o conhecimento é produzido.
Retomando o ponto de partida referente à diferenciação entre conhecimento escolar e conhecimento não-escolar, cabe ponderar a importância de como o conhecimento escolar é e deve, de fato, ser diferente do não-escolar.
Ao eleger o currículo escolar em ação como o ambiente mais propício para as transformações originadas em outros ambientes da sociedade e inseridas no processo educativo, também o enfoco como um lugar privilegiado para o estudo e a pesquisa sobre que mediações ocorrem, como docentes e discentes se apropriam de suas linguagens, seu modo.
Defende um modelo único de pesquisa para todas as ciências, já que as ciências sociais têm sua especificidade, o que pressupõe uma metodologia própria. Dando também destaque para vermos qual a Necessidade do Processo Educativo da mesma, como ocorre e quais as perspectivas em relação ao profissional que trabalha com crianças pequenas, tendo. Este artigo apresenta fundamentos teórico-metodológicos da pedagogia de Paulo Freire para investigar e desenvolver a formação de educadores, tendo em vista a superação de.